Existem várias razões possíveis pelas quais as pessoas experimentam dor lombar. Queixas comuns seriam sentir dor depois de pegar caixas pesadas ou objetos. Isso pode ser causado por esforço físico nos músculos das costas devido à distribuição desigual da carga de peso, causando dor na parte inferior das costas. Outra possível razão seria a posição prolongada, causando tensão na parte inferior das costas. O estresse psicológico e a ansiedade também podem causar dores lombares crônicas.
Aqui estão quatro causas comuns de dor lombar e como você pode lidar melhor com cada uma.
1 – Falta de Postura
O famoso estilo de vida sedentário de sentar-se em sua cadeira do escritório oito horas por dia não faz muito bem a sua postura. Sentado no escritório você pode esticar a parte inferior das costas, causando dor e desconforto. Se inclinar e não andar com a coluna adequadamente apoiada também pode causar dor lombar.
A boa notícia é que a má postura pode ser facilmente corrigida através de correção física e atenção plena. Algumas coisas que você pode tentar são as seguintes. Você pode corrigir sua postura de pé, colocando todo o seu corpo contra a parede para que você esteja apoiado em linha reta. Você pode praticar a atenção plena ao fazer isso por estar ciente da tensão que pode encontrar em seus ombros, pescoço e região lombar. Respire fundo e deixe seus ombros caírem naturalmente para que você não force o pescoço e tente ter uma ideia de como você deve ficar de pé. Você pode praticar isso regularmente para se acostumar com a postura correta. Para corrigir sua postura sentada, você pode praticar mantendo as costas retas. Conseguir uma cadeira ergonomicamente projetada também ajudará.
2 – Falta de ou nenhum exercício
Fortalecer os principais grupos musculares, como a parte inferior das costas e abdômen ou área central, é fundamental para evitar a dor lombar. Quando um grupo superestima o desempenho do outro, é quando a dor se desenvolve devido à tensão. Não fazer nenhum exercício aeróbico também contribui para a suscetibilidade à dor lombar, uma vez que as áreas respectivas do seu corpo não realizam o trabalho necessário para regular e desenvolver adequadamente, criando desequilíbrios em seu corpo.
Caminhar ou correr ajudará a corrigir sua postura, pois isso ajuda a trabalhar a parte inferior das costas e queima de gordura, ajudando você a fortalecer ainda mais o seu núcleo. Exercícios básicos também são bons para a parte inferior das costas, bem como exercícios para as costas. Você pode tentar fazer um abdominal invertido, deitando-se de barriga para baixo e colocando as mãos atrás do pescoço. Em respirações constantes, você move a parte superior do corpo em intervalos regulares, mantendo o resto do corpo firme no chão.
3 – Envelhecimento
O envelhecimento provoca degeneração nos ossos e nos discos, causando possíveis condições de lombalgia, como hérnia de disco. Embora seja comum ao envelhecimento, isso pode ser evitado. Dieta adequada em preparação para a perda de nutrientes essenciais à medida que as pessoas envelhecem, é uma forma de evitar isso. Ter a ingestão diária correta de cálcio pode ser algo que você pode fazer. Fazer exercícios regulares também é uma maneira de deter as dores nas costas relacionadas à idade.
4 – Atividades Físicas
A quarta causa comum de dor lombar é atividades físicas que causam lesões e tensões na região lombar. Fazer atividade física pesada sem aquecimento também pode induzir dor nas costas. Você pode evitar isso se alongando antes de fazer atividades físicas.
O levantamento pesado pode causar dores nas costas. Conhecer a maneira correta de apoiar suas costas ao realizar trabalhos mecânicos pode ajudar a protegê-lo contra dores e lesões na região lombar.
E não esqueça procure sempre um especialista.